terça-feira, 23 de setembro de 2008

Edinelcio digital tarefa do grupo II

UNUVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SUL – UFRS
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO MARANHÃO – UNIVIMA
POLO DE IMPERATRIZ
DISCIPLINA: Produção de Textos para Materiais Autodidáticos
ALUNO: Edinelcio Miranda


As mudanças que as novas tecnologias da escrita ofertadas pelo computador e pela Internet imprimem no meio educativo.


O surgimento de novos recursos e novas aplicações de recursos que já existentes suscita o temor nos homens conforme tem relatado a história; para exemplificar temos atualmente muitos idosos que não tomam a vacina contra gripe com medo dos efeitos. Quando a novidade esta relacionada com o desenvolvimento de equipamentos que auxiliam o homem nas suas atividades ameaça o desuso dos métodos adquiridos e praticados, requerendo um novo aprendizado descartando gradativamente o adquirido anteriormente assim como os equipamentos que acompanhavam a atividade.

O que propicia a chegada de novos métodos é a tecnologia (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia

Atraves dos tempos, durante a história da humanidade o homem desenvolveu a tecnologia da escrita com a principal função de registro de informações; porem, não se pode negar sua relevância para a difusão de informações e a construção de conhecimentos. Com o avanço constante das novas tecnologias e as interações entre diferentes meios diferentes (papel, tela) têm permitido o aparecimento de formas coletivas de construção de textos elem de dialogo escrito em tempo real entre varias pesoas e ao mesmo tempo mantendo a privacidade de cada conversa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita

Hoje já nos encontramos nas condições de buscar informações sobre a palavra, pessoa ao assunto mencionado no texto que estamos lendo com um simples click que nos remeterá a outro texto com o assunto que desejamos nos informar. Tal possibilidade nos oferecida pelo Hipertexto que pode agregar também imagens ou sons acessados por hierlinks. O sistema de hipertexto mais divulgado no meio social é o da internet (world Wide Web).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

A World Wide Web que em português significa "rede de alcance mundial"; é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet que é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados por Protocolo que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.
http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web
http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

Todas estas novidades que aconteceram e vem acontecendo na escrita reflete diretamente no convívio, na cultura e na educação dos homens de todas as regiões do planeta pela aproximação que a as tecnologias tem fornecido e por sua popularização.

Um dos fatores que tornou-se comum em nossos alunos é a urgência em querer saber sobre algo mencionado num texto. Essa urgência já é resultado da prática da leitura não linear permitida principalmente pelo hipertexto e de maneira automática através das passagens (links) que o autor deixa para satisfazer a curiosidade do leitor..

Ainda podemos mencionar o surgimento de um novo jeito de escrever que vem se construindo com os meios de comunicação escritos e em tempo real oferecidos pela internet e que a grande parte dos adolescentes utilizam diariamente. Esse novo jeito não se preocupa com a gramática mas com a maneira mais rápida de escrever deixando os fonemas parecidos com os sons produzidos pela linguagem utilizada no dia-a-dia (por exemplo: “to em kza”).
Tais métodos de escrita ainda não são reconhecidos e não tem previsão de ser aprovado pelo regulamente que adotamos para as formalidades da comunicação escrita; porem, a escola não pode ficar alheia a essas novidades, é necessário acompanhar as mudanças que vem surgindo no âmbito da população e manter viva as técnicas de produção de texto segundo as normais que são reconhecidas por todos os setores da sociedade.

Um comentário:

Onice Sousa disse...

Mandou bem Edinelcio, é necessário que se chegue mesmo até o aluno de alguma forma para que não fique cada um de um lado. Podemos trazer também esse exemplos para a nossa Matemática.
Abraços e vamos em frente.
Onice